Carta de Serviços

Bem vindo(a) à Carta de Serviços da Prefeitura. Aqui você encontra todos os serviços disponibilizados ao cidadão de maneira fácil e rápida.

Vigilância da Qualidade da Água para consumo humano (VIGIÁGUA)

Descrição do serviço

O Programa Vigiágua realiza coleta de amostras de água para consumo humano a fim de monitorar a qualidade da água tratada que é fornecida pela concessionária (no caso, o SAAE). São analisados os parâmetros de potabilidade para consumo humano, conforme estabelece a Portaria MS N° 2914/2011 (residual de cloro, pH, turbidez, fluoreto, presença de coliformes totais e E. coli - o que indica contaminação da água por fezes). No caso, semanalmente são coletadas amostras de água recebidas direto da rede de abastecimento (“água da rua”) em vários estabelecimentos públicos de interesse a saúde (Unidades de Saúde, CMEIs, EMEFs, UPA) para determinação da concentração de cianobatérias (microorganismos que quando presentes na água representam risco à saúde). Caso não esteja dentro das normas, a água de fornecida pode ser a origem de algumas enfermidades causadas por bactérias, vírus, protozoários, helmintos ou até mesmo substâncias químicas. Quando as Unidades de Saúde notificam casos de doenças transmitidas pela água, como hepatite A e diarréia, a equipe realiza a coleta da água do reservatório da residência ou estabelecimento (caixa d’água, bebedouro, torneira da cozinha, entre outros) para investigação da presença de coliformes totais e E. coli.

Requisitos para acessar ou solicitar este serviço

Locais com casos de doenças transmitidas pela água, como hepatite A e diarreia;

Residências de Marataízes que NÃO são abastecidas por água tratada (do SAAE).

Documentos necessários para acessar ou solicitar este serviço

Não é necessário nenhum documento para solicitar.

Formas de acessar ou solicitar o serviço

Telefone: (28) 3532-6772

E-mail: vigilanciaepidemiologica@marataizes.es.gov.br

Presencial

Etapas de realização deste serviço

Recebimento e análise da solicitação;

Visita técnica para coleta;

Inclusão da amostra no Sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL);

Encaminhado da amostra para o laboratório da Superintendência Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim;

Recebimento e análise dos resultados para inclusão no Sistema de Informação de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano (SISAGUA).

Como consultar andamento deste serviço

Os resultados são disponibilizados a partir de 15 dias;

Os resultados em desacordo serão entregues no local para recomendações, adequações e avaliação.

Legislação que regula este serviço

Portaria de consolidação do Ministério da Saúde nº 05/2017.

Informações adicionais

Horário de Funcionamento: Todos os dias: 7:00 horas às 16:00 horas (almoço 12:00 horas às 13:00 horas).

Atualizado em: 13/09/2025

Acessos: 138

Você pode abrir uma manifestação sobre este serviço

 

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