Carta de Serviços

Bem vindo(a) à Carta de Serviços da Prefeitura. Aqui você encontra todos os serviços disponibilizados ao cidadão de maneira fácil e rápida.

Descrição do serviço

O Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) é a porta de entrada da Assistência Social. É um local público, localizado prioritariamente em áreas de maior vulnerabilidade social, onde são oferecidos os serviços de Assistência Social, com o objetivo de fortalecer a convivência com a família e com a comunidade.

Quando solicitar este serviço

Quando a pessoa ou família necessitar do apoio do CRAS para receber informações, orientações e encaminhamentos para seus serviços, Benefícios eventuais e a outras políticas públicas.

Quem pode solicitar este serviço

Famílias e indivíduos em situação grave desproteção, pessoas com deficiência, idosos, crianças retiradas do trabalho infantil, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Requisitos para acessar ou solicitar este serviço

Famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade pessoal e social, ou seja, que estão passando por conflitos familiares e comunitários; desemprego, insegurança alimentar, etc. O CRAS atende pessoas com deficiência, idosos(as), crianças e adolescentes, pessoas inseridas no Cadastro Único, beneficiários do Programa Bolsa Família e do Benefício de Prestação Continuada (BPC), entre outros.

Documentos necessários para acessar ou solicitar este serviço

Documentos pessoais e Folha espelho Cad’ Único.

Formas de acessar ou solicitar o serviço

A pessoa ou família interessada deverá procurar o CRAS. Para demais informações pelo telefone (28) 3532-3754.

Etapas de realização deste serviço

Triagem, Acolhimento, Atendimento com Técnicos, Acompanhamento por Técnicos, encaminhamento para SCFV - Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, ACESSUAS (Acesso ao Mundo do Trabalho), Programa Incluir e para outros serviços da Rede.

Como este serviço é executado

- Educadores Sociais: realizam a triagem com o lançamento dos dados do usuário no sistema.
- Acolhimento: Técnicos de Serviços Social, Psicólogos e Pedagogos realiza uma reunião de Grupo com os novos usuários do serviços, informando os serviços desenvolvidos pelos setor e os Benefícios ofertados.
- Atendimento com Técnicos de Serviços Social, Psicólogos e Pedagogos: O atendimento é uma resposta qualificada a uma demanda apresentada pela família ou território. Consistem na inserção dos indivíduos ou, de um ou mais membros das famílias, em ações rápidas do serviço socioassistencial, tais como: acolhida, ações particularizadas, ações comunitárias, oficinas e encaminhamentos.
- Acompanhamento por Técnicos de Serviços Social, Psicólogos e Pedagogos: Acompanhamento se trata de um conjunto de intervenções, continuas e pactuadas entre os profissionais responsáveis pelo acompanhamento e as famílias acompanhadas. São ações continuadas a longo e médio prazo, planejadas e pactuadas. Organizadas por meio de um Plano de Acompanhamento Familiar ou Individualizado, construído em conjunto com os indivíduos ou famílias.
SCFV - Serviço de convivência e fortalecimento de vínculos : O serviço tem como objetivo fortalecer as relações familiares e comunitárias, além de promover a integração e a troca de experiências entre os participantes, valorizando o sentido de vida coletiva. O SCFV possui um caráter preventivo, pautado na defesa e afirmação de direitos e no desenvolvimento de capacidades dos usuários.
ACESSUAS : O Programa de Promoção do Acesso ao Mundo do Trabalho buscando a autonomia das famílias usuárias da política de assistência social, por meio da integração ao mundo do trabalho. Populações urbanas e rurais em situação de vulnerabilidade e risco social com idade entre 14* e 59 anos, com prioridade para usuários de serviços, projetos e programas de transferência de renda socioassistenciais.
O Programa Incluir: Representa um compromisso do Governo do Estado do Espirito Santo com as famílias que não participam do processo de desenvolvimento capixaba, que vivenciam situações de pobreza e vulnerabilidades, que merecem atenção e prioridade na adoção de medidas que possibilitem mudanças nas suas condições de vida e levem à sua inclusão socioprodutiva, em prol de uma vida mais digna e igualitária.

Informações adicionais

Local de atendimento: CRAS

Rua: Alessandro Souto Rosa S/Nº, Bairro: Candinha

Horário de Funcionamento: de 8 às 17 horas

Telefone Central: (28) 3520-6710 Ramal: 1072 

Telefone da Secretaria (28) 3520-6795

Atualizado em: 02/12/2025

Acessos: 1091

Você pode abrir uma manifestação sobre este serviço

 

Compartilhe:

Portal desenvolvido e mantido por Ágape Consultoria