Seminário discute Lei da Escuta Protegida e implementação Núcleo de Escuta Especializada em Marataízes

 

A escuta especializada é um dos mecanismos para proteção das crianças e adolescentes. Esse procedimento realizado pelos órgãos da rede de proteção do Município tem como objetivo assegurar o acompanhamento da vítima ou da testemunha de violência, para a superação das consequências da violência sofrida.

A escuta é executada por profissionais das áreas de educação, saúde, assistência social e direitos humanos da rede municipal, com o objetivo de prover os cuidados e a proteção integral da criança e do adolescente vítima ou testemunha de violência, conforme a Lei Federal n° 13.431/2017 e o Decreto Federal nº 9.603/2018, que estabelecem o sistema de garantia de direitos da criança e do adolescente e criam estratégias de prevenção.

Em Marataízes, o Decreto Municipal nº 3500/2024, publicado em 16 de dezembro do ano passado, regulamenta o Comitê para Implantação do Núcleo de Escuta Especializada em Marataízes. Os próximos passos par a criação do Núcleo são: sensibilizar os gestores das pastas e entidades envolvidas, capacitar os técnicos que atuarão no Núcleo e divulgar a sua atuação para a sociedade civil.

Participaram da solenidade de abertura do seminário o prefeito de Marataízes, Antônio Bitencourt, os secretários municipais Cleverson Maia (Saúde), Jorge Luiz Benevides de Oliveira (Educação) e Eduardo Mancini Bitencourt (Assistência Social, Habitação e Trabalho). Voltado ao público interno dos órgãos municipais e das entidades ligadas aos setores, o seminário contou com uma edição pela manhã e outra à tarde, reunindo centenas de pessoas no auditório da Secretaria Municipal de Educação.

Publicado em quinta-feira, 29 de maio de 2025

ACOMPANHE A PREFEITURA
Endereço
Av. Rubens Rangel, n° 411 - Cidade Nova - Marataízes/ES - CEP: 29345000

Telefone

E-mail
no.reply@marataizes.es.gov.br

Horário de funcionamento
De 08h00 às 17:30.


Localização
LOCALIZACAO_GOOGLE_MAPS

Política de Privacidade

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com as condições contidas nela.