


O programa do Sebrae apoia na elaboração do plano de desenvolvimento econômico do município com soluções que considerem as vocações do território de acordo com as características e dinâmicas. Uma vez executado o plano de desenvolvimento econômico e suas ações, o município está apto a concorrer ao Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor.
Na reunião desta sexta-feira, 16 de maio, no auditório da Prefeitura, ficou certado de cada uma das secretarias municipais indicar um representante para discutir a participação de Marataízes no programa do Sebrae.
O Programa Cidade Empreendedora identifica e capacita as lideranças locais para que desenvolvam iniciativas focadas na melhoria do ambiente de negócios do Município em prol da competitividade e sustentabilidade dos pequenos negócios.
Também proporciona aos municípios agilidade no processo de abertura das empresas para geração de empregos e oportunidades aos cidadãos.
Neste eixo, também são oferecidas ferramentas para que o Município atue em consonância com a Lei da Liberdade Econômica, com a Rede Nacional para Simplificação do Registro e da Legalização das Empresas e Negócios (Redesim) e demais iniciativas da área.
Em outra ação, o programa presta serviços que vão desde a orientação básica até a tramitação de documentos e processos relativos ao funcionamento regular das empresas aos empresários já estabelecidos ou potenciais. A ideia é usar a Sala do Empreendedor já existente em Marataízes como um espaço de referência no atendimento aos empreendedores, atuando como um elo de transformação para o desenvolvimento local.
O programa também promove o aumento da participação dos pequenos negócios nas compras governamentais, contribuindo assim para o aumento dos empregos e da retenção de renda no próprio Município. Ele ainda apoia o Município na adequação de seus processos licitatórios, com soluções que visam capacitar os gestores públicos de compras, desenvolver fornecedores locais e promover o fomento da agricultura familiar.
Publicado em sexta-feira, 16 de maio de 2025




