


Essa iniciativa permite que Marataízes fiscalize e ordene o uso das praias, elabore o Plano de Gestão Integrada (PGI) conforme o Projeto Orla e arrecade receitas provenientes da utilização desses espaços.
No dia 14 de maio, foi realizada uma ação de fiscalização conjunta com técnicos da SPU, incluindo Flávia Arruda e José Renato, a bióloga e gestora da orla municipal, Andreia Brum, além de fiscais das secretarias de Meio Ambiente, Obras, Postura e Defesa Civil. A vistoria percorreu toda a extensão litorânea do município, identificando estruturas permanentes não autorizadas em áreas de areia e restinga.
O secretário de Obras, Rodrigo Lugão, destacou a importância da parceria entre as instituições para a preservação do patrimônio coletivo. Andreia Brum informou que o processo de elaboração do PGI está em fase de cotação para início do processo licitatório, visando ao ordenamento e uso sustentável da orla, integrando aspectos de preservação ambiental e desenvolvimento sustentável de forma participativa.
A Prefeitura de Marataízes reforça que as praias são bens públicos de uso comum do povo e que é dever de todos zelar por esses espaços tão importantes.
Publicado em quinta-feira, 15 de maio de 2025




