




No total, nesta primeira Ação Cidadã foram abordadas 15 pessoas que moram nas ruas de Marataízes. Foi realizado um cadastro dessas pessoas e verificadas sua procedência e necessidades, como documentação, confecção de RG, alimentação, atendimento de saúde e ajudar aqueles que desejam retornar para suas cidades. A equipe da Semasht entregou marmitas e kits de higiene.
Toda a ação teve cobertura da imprensa, portando sendo totalmente transparente. Atuaram em apoio à Semasht as secretarias de Saúde, Serviços Urbanos e Defesa Social, por meio da Guarda Civil Municipal (GCM), Defesa Civil e Guarda-Vidas. A Polícia Militar também prestou apoio.
Em nenhum momento a GCM ou a PM precisaram intervir. Todas as abordagens foram muito tranquilas e guardas e policiais apenas observaram de longe. Em entrevista à TV Gazeta, o secretário de Assistência Social, Eduardo Bitencourt, falou sobre os objetivos da Ação Cidadã. “Nós estamos realizando um cadastro e um censo da população em situação de rua em Marataízes, para verificar quais as necessidades dessas pessoas e encaminhá-las aos nossos equipamentos. Avalio esta primeira noite da Ação Cidadã como um sucesso. Colocamos nossos equipamentos para funcionar efetivamente após assumirmos a gestão municipal e estamos colocando em prática a política de ação social”, afirmou o secretário.
A Ação Técnica Cidadã será permanente em Marataízes e mais atividades como a desta quinta-feira serão realizadas.
Publicado em sexta-feira, 21 de fevereiro de 2025




